Blog Arthur Caliman logo

Como ter uma pele de dar inveja
Segredos e desafios

Como ter uma pele de dar inveja

Para manter a beleza da sua pele ao longo do processo de "amadurecimento" é preciso que se crie uma rotina de cuidados, que inclui também uma boa alimentação, para que se possa "envelhecer" sim, porém com jovialidade... Por conta disso, preparei algumas dicas maravilhosas e valiosas para vocês!

A Limpeza da pele

Todas já escutamos de alguém que a falta de uma boa limpeza de pele,  principalmente para quem não abre mão de maquiagem, pode envelhecer precocemente. E isso é a mais pura verdade... É necessário lavar o rosto duas vezes ao dia, pelo menos, com sabonete próprio e SEMPRE remover a maquiagem antes de dormir.

Isso é válido porque a limpeza da pele previne a obstrução de poros e assim diminui as chances de acne, além de remover as impurezas da pele e renová-la.

Quando não se retira a maquiagem ficam os resíduos dela na pele e isso também obstrui os poros impedindo que os tecidos epiteliais fiquem oxigenados. A pele não só não respira por conta disso como também não se renova, além de ficar mais oleosa e sem vida. E ninguém quer isso, não é?!

A Hidratação

Após a limpeza, o ideal é aplicar um hidratante e mesmo para quem tem pele oleosa existem produtos hidratantes específicos. Existem no mercado diversos cosméticos que prometem reter água e evitar o ressecamento. No entanto, isso pode não ser o bastante quando nosso organismo não apresenta quantidades suficientes de colágeno para manter o tecido firme. Dependendo da idade, da rotina ou até mesmo agressões sofridas pelo sol sua pele pode estar necessitando de um "Skinbooster" que propicia melhor elasticidade, hidratação e estruturação dérmica da pele. Cria-se , assim, um aspecto mais jovem e fresh!

Ah, e sempre beba muita água, ok?

Proteção é essencial

Não há desculpas... O filtro protetor solar deve ser utilizado, faça chuva ou faça sol. Para as adeptas de maquiagem há opção de produtos na opção "color ", ou seja, com tonalizante o que dá já um certo efeito maquiagem. Opte por produtos com  fator de proteção no mínimo 30. Caso você já possua manchas na pele opte por fatores mais altos, combinado?

Tenha uma alimentação saudável
Para quem não sabe,  o açúcar influencia muito na formação de rugas e linhas de expressão . Isso se deve ao processo chamado "glicação" que ocorre quando as proteínas de sustentação cutânea perdem sua eficácia devido à sua ligação com moléculas de açúcar como a glicose desencadeando assim o "afrouxamento" da pele. Há possibilidade do uso oral dos chamados "antiglicantes", porém de nada adiantam caso não se evite o consumo de açúcar e seus derivados.

Junto à minha nutricionista Andressa Lopes recomendo que para ter uma pele bonita é preciso uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais! Esses elementos estão presentes principalmente em alimentos como, frutas e vegetais de cor alaranjada, como cenoura ou mamão, que também são fontes de betacarotenos e ajudam a combater os efeitos dos raios UVA e UVB, deixando a pele bonita e dourada.

As frutas cítricas, como laranja, kiwi e limão, por exemplo, são ricos em vitamina C, que participa na formação de colágeno e torna a pele saudável. Colágeno é VIDA!! As frutas secas e amêndoas, têm boas quantidades de vitamina E, que tem a função de reparar a pele também. Chá verde e frutas vermelhas, como mirtilos e amoras são ricos em antioxidantes que combatem o envelhecimento da pele, especialmente do rosto.

Novamente, manter a pele hidratada, através da ingestão de água é de extrema importância! E caso for necessário, realize tratamentos estéticos

Medicina a nossa favor

O envelhecimento começa por volta dos 30 anos quando nosso corpo passa a produzir cada vez menos colágeno, proteína que confere sustentação à pele. Por isso é fundamental que o cuidado comece ainda nessa idade, mantendo a pele hidratada, para estimular a produção de colágeno e favorecer a nutrição e reprodução das células e retardar o envelhecimento. Quanto antes começar o processo de prevenção, mais fácil é manter o aspecto saudável da pele. O tratamento precoce do envelhecimento reduz consideravelmente a possibilidade de procedimentos invasivos no futuro, como o lifting facial cirúrgico.

Diversos tratamentos podem colaborar para prevenção da flacidez e postergar  o envelhecimento. São eles: os lasers, a radiofrequência, produtos a base de ácido hialurônico (para efeito de preenchimento ou liftings) e até mesmo os hidratantes injetáveis como os "skinboosters" de que já falamos acima. A toxina botulínica é sempre uma ótima opção para quem deseja melhorar as já formadas e indesejáveis "rugas de expressão".

Há também inúmeras opções de cremes anti-idades, antiglicantes e antixoxidantes é bom lembrar que cada pele necessita de um componente específico de acordo com a faixa etária e grau de "amadurecimento".

Consulte um Dermatologista e envelheça com jovialidade ;)

 

Talvez você também goste

0 comentários Comentar
Captcha Recarregar Captcha

Digite no campo baixo o código de segurança exibido: