O anel de formatura e o melhor momento para entregá-lo
Quando a formatura está chegando existem diversas coisas para se pensar e planejar, no caso das meninas é necessário pensar em maquiagem, cabelo e o vestido. Para os meninos, a tarefa de se planejar é um tanto quanto mais fácil, afinal um terno ou smoking e gel no cabelo já são o suficiente para esse dia tão especial.
No entanto, para a realização e celebração dessa enorme conquista no meio acadêmico, com certeza merece algo ainda mais marcante e especial, algo para guardar e/ou usar como lembrança de um momento histórico da vida, de todos os desafios e dificuldades superadas durante a trajetória, e nada melhor do que um incrível anel de formatura.
Na formatura, o anel tem um significado importante, representando a transição de adolescente/jovem para adulto, do mundo dos estudos para a carreira profissional, a conquista de uma batalha que foi vencida e um sonho ou objetivo que foi alcançado.
Leia também: Qual make é o seu estilo?
Essa tradição começou no ano de 1835 nos Estados Unidos, mais especificamente na Academia Militar de West Point. A joia era uma maneira de identificar a turma de graduandos e marcar a sua passagem pela instituição de estudo.
Na cultural oriental, o anel de formatura deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda com o objetivo de atrair boas energias, vibrações e sucesso, assegurando o prestígio, respeito e valor profissional.
Esta crença existe há muito tempo e os orientais acreditam que cada dedo está ligado ao restante do corpo por meio de chacras, que são encarregados pela energia do corpo.
Mesmo em outras culturas e crenças, o anel de formatura se transformou em um grande símbolo tradicional, que se faz presente nesse momento especial da vida de um formando em uma universidade.
Os primeiros anéis de formatura tinham um formato quadrado e eram parecidos com um anel de sinete e carregavam o emblema da instituição de ensino em vez do símbolo do curso/profissão. Com o passar dos anos, cada universidade foi alterando e definindo novos designs para as joias.
No Brasil, as universidades não são as responsáveis pela elaboração e entrega dos anéis, esse papel foi transferido para pais, padrinhos, madrinhas, por quem cumpre esse papel ou por qualquer outra pessoa que possua um vínculo afetivo com o graduando.
E como é um momento único e especial para qualquer formando, o anel deve ser em ouro amarelo, uma vez que o dourado é considerado mais formal para a ocasião, no entanto, nada impede que a escolha seja um anel de ouro prata, o importante é que o material seja resistente para durar diversas gerações, podendo se transformar um dia em uma joia especial da família.
E qual o momento ideal para concretizar essa transição dos formandos?
A joia deve ser entregue para o formando somente após a imposição do grau. Tente segurar a ansiedade para não entregar o anel antes desse momento. É na cerimônia de formatura que os graduandos dão continuidade a sua caminhada acadêmica e profissional. Isso dá o direito aos mesmo de utilizar o capelo e a cor que representa o seu curso escolhido.
https://www.instagram.com/p/Bep4j2Wl8kM/?utm_source=ig_web_copy_link
É muito importante lembrar que se as entregas das joias forem coletivas, devem se certificar de que todos recebam o anel. Não é indicado entregar para alguns enquanto outros ficam apenas olhando, pois fica uma situação constrangedora e chata para quem não recebe a joia.
E no caso de apenas alguns forem receber o anel de formatura, é indicado que seja após a cerimônia de maneira individual, para que não aconteça nenhum constrangimento para aqueles que não recebem.
E se a hora de entrega estiver relacionado com a colação de grau, é interessante se pensar na entrega da joia como um momento que faz parte do roteiro cerimonial, como um pequeno discurso de encorajamento e parabenização.
Algumas famílias optam por entregar o anel antes de cerimônia de formatura, para que o formando possa colar o grau utilizando a joia. É uma tradição que também é válida, afinal o que vale mesmo é o significado que essa importante peça vai trazer para a vida do graduando.
Qual o significado de cada pedra e cor do anel de formatura?
Pedras e joias preciosas sempre levam consigo algum tipo de significado, se definindo ao longo dos anos como símbolos ou amuletos. Na cultura brasileira, o anel de formatura que faz parte desse importante marco da vida de um formando pode estar relacionado a várias carreiras. Por isso, algumas profissões costumam utilizar a mesma gema, simbolizando a relação entre elas, no entanto, existem algumas exceções.
Um exemplo:
A esmeralda é a pedra que simboliza a área da saúde. Ela é encontrada nos anéis de formatura de muitos cursos desse contexto, assim como psicologia, veterinária, fisioterapia, enfermagem e medicina.
Porém, a pedra que representa o curso de farmácia é o citrino/topázio imperial, enquanto do curso de odontologia é a granada. Mesmo que algumas profissões pertençam a mesma área do mercado, ou seja, a saúde, essas joias de formatura levam consigo pedras diferentes, por causa de algumas características e particularidades do contexto histórico de cada profissão.
https://www.instagram.com/p/BedZVwvl6Fe/?utm_source=ig_web_copy_link
Por isso, é muito importante pesquisar e se informar qual a verdadeira, cor, pedra e símbolo da sua profissão, para que não haja arrependimentos na joia escolhida. O anel vai trazer a representatividade de uma conquista em sua vida, de um momento importante, da transição de uma vida de estudante para a de um profissional e não se arrepender do símbolo escolhido para isso, faz toda a diferença.
Vale a pena lembrar
Por mais que apresentemos e selecionamos algumas tradições, costumes e crenças, para usar os importantes anéis de formatura no texto acima, eles não são normas inquebráveis e essenciais, afinal de contas, o que vale mesmo é aquilo que faz sentido para você, para sua crença, seu valores e história.
Por isso, nada impede que você utilize o anel de formatura em um dedo diferente do anelar, uma cor diferente do seu curso ou que o momento escolhido para a entrega seja antes ou depois da cerimônia.