Fashion Inspiration
A colação de grau e a formatura estão ligadas, mas são bem diferentes. A primeira pode acontecer antes e torna os formandos aptos para a vida profissional; a segunda, brinda o fim da vida acadêmica.
Para que um formando esteja livre para passar pela colação, ele primeiro precisa concluir seu tempo acadêmico, cumprindo com todas as demandas como disciplinas, horas complementares e tcc.
Com esses itens findados, o acadêmico então poderá participar da colação de grau, a qual é uma cerimônia obrigatória, para poder concluir oficialmente o curso e ganhar o diploma.
Os estudantes que tiverem pendências, poderão participar da colação junto com seus colegas de maneira simbólica. E depois colar grau oficialmente quando tiverem cumprido com todas as obrigações.
Essa cerimônia vai de acordo com as instituições. Podendo ser exclusivas a um curso, ou juntar esses cursos e realizar uma única cerimônia.
Cada turma elege um paraninfo (padrinho ou madrinha da turma), um orador (representante da turma que faz o discurso de agradecimento) e, dependendo da instituição, professores homenageados.
Durante a cerimônia são feitos alguns rituais importantíssimos, como o juramento, para oficializar a graduação dos formandos e a entrega dos canudos, que, mesmo vazios, carregam grande simbolismo.
Meninos de smoking e meninas de vestidos longos! Trajes típicos de qualquer evento de formatura. Não são uma regra, é claro, porém a ocasião demanda sofisticação.
A festa de formatura, é a celebração final dos formandos, munida de comes e bebes, muita música e diversão! Essa é a principal diferença entre ela e a colação, a segunda sendo um ato solene.