Os votos são um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Afinal, é nessa hora que presenciamos a declaração do amor dos noivos um para o outro.
Contudo, escrevê-los nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, pode ser difícil conseguir transmitir em palavras tudo aquilo que sentimos pela pessoa amada.
Como compor os votos de casamento?
Não existe uma forma certa ou errada de escrever seus votos. Mais do que isso: procurar uma fórmula fará com que seu discurso perca a originalidade.
Por isso, mesmo que você não seja muito bom com as palavras, esse é o tipo de ocasião que merece um esforço especial.
Assim, não é necessário ser um grande poeta, apenas conseguir dizer aquilo que a pessoa amada representa para você, para o futuro que você quer viver com ela.
Anote ideias com antecedência - de semanas, até meses - e então junte na versão final. Se no dia tiver uma ideia, é só adicionar.
Comece antes
Para escrever uma declaração emocionante e verdadeira, uma boa pedida é relembrar momentos importantes na sua trajetória como casal.
Relembre momentos
Você pode buscar ideias naqueles que já mostraram que entendem de romance, como poetas e escritores.
Busque inspirações
Além disso, essa opção é legal por poder ter um significado a mais para o casal: você pode usar um trecho de música, filme ou livro favorito!
É normal sentirmos vergonha de falar em público, mas não se preocupe: os convidados certamente amarão o discurso!
Não sinta vergonha
Só tome um cuidado: não envergonhe seu noivo ou noiva. Escolha palavras que não deixarão a pessoa embaraçada ou que, mesmo sendo piada, possam machucar.
Ainda que o amor pelo seu parceiro seja enorme, evite fazer uma declaração muito longa. Isso dispersará a atenção dos convidados.
Seja breve
Redigir os votos à mão traz particularidade para a declaração. Contudo, se achar que não tem a letra bonita, tudo bem fazer digitado!
Escolha como escrever
Todos sentem nervosismo no casamento. Mas fique tranquilo, é normal. Respire fundo, segure a emoção e leia calmamente aquilo que planejou.