assessoria e cerimonialista

Assessoria e cerimonialista: veja a diferença

A organização de um casamento envolve diferentes etapas desde a definição do convite até a escolha do vestido perfeito.

Apesar de ser um momento mágico para muitos casais, planejar uma cerimônia pode causar estresse, já que é necessário lidar com orçamentos, diversos fornecedores e prazos. Por isso, recorrer a um profissional especializado pode ser uma ótima ideia. Porém, você sabe qual profissional contratar? Um cerimonialista ou uma assessoria? Descubra neste post.

Assessoria de casamento

O assessor é aquele profissional que cuidará de tudo o que envolve a preparação do casamento, atuando desde o início dos preparativos.

Um dos principais atrativos desse tipo de serviço é o fato de que o profissional preocupa-se em identificar o perfil do casal para que a cerimônia transmita a personalidade dos noivos.

Além da personalização, outro diferencial da assessoria é que os noivos não precisarão lidar com a parte “chata” da organização. Sendo assim, esse serviço é indicado para quem deseja delegar as tarefas de definir cronogramas, contratar fornecedores e controlar o orçamento.

Por se um serviço especializado, a organização do casamento será feita com excelência, facilitando e muito a vida dos noivos, principalmente aqueles que têm a agenda apertada.

Vantagens em contratar uma assessoria

Como você deve ter notado, a assessoria é responsável, basicamente, por gerir todo o planejamento do casamento. Entre as vantagens em contratrar o serviço, destacamos:

  • Economia de tempo: por ser um expert, o assessor tem amplo conhecimento sobre planejamento e conseguirá permanecer dentro do prazo estipulado;
  • Economia de dinheiro: muitas vezes, as assessorias têm parcerias com os fornecedores, e, por isso, oferecem descontos aos noivos;
  • Escolha acertada dos fornecedores: as empresas especializadas em casamentos têm amplo conhecimento sobre os melhores fornecedores disponíveis no mercado. Desse modo, você terá acesso a prestadores de serviço confiáveis e que oferecem produtos de qualidade.
  • Atenção aos detalhes: diferentemente dos noivos, que muito provavelmente não conhecem os pormenores que envolvem o planejamento de um casamento, os assessores são capazes de cuidar de cada detalhe para fazer do grande dia um momento especial;
  • Sem estresse e ansiedade: ao contratar uma boa assessoria, o casal saberá exatamente o momento certo de contratar cada serviço e de cumprir cada etapa. Ou seja, os assessores oferecem direcionamento e foco.

Etapas do serviço de assessoria

Apesar de cada empresa ter as suas particularidades, existe um modelo padrão de serviço de assessoria. Inicialmente, é realizada uma reunião de briefing com o casal para que o assessor conheça as preferências dos noivos.

Em seguida, parte-se para a definição e criação de uma planilha de orçamento. Neste momento, o casal comunica qual valor deseja gastar com cada item do casamento.

Definido o orçamento, o assessor apresenta e indica os fornecedores. Geralmente, são apresentados três opções de fornecedor para para item que envolve o planejamento da festa.

Além da preparação em si, algumas assessorias contam também com o serviço de pós-casamento e entregam para o casal um relatório completo especificando o que sobrou e os custos extras. Importante lembrar que os custos extras são previstos e comunicados aos noivos com antecedência.

Quanto custa

O valor de uma assessoria pode variar muito. No entanto, especialistas recomendam que o casal desembolse, no máximo, 5% do orçamento previsto para o casamento.

Cerimonialista

A cerimonialista é outra profissional muito conhecida no universo dos casamentos. Apesar da fama, muitas pessoas talvez não saibam o que ela realmente faz e a sua importância.

De maneira geral, a cerimonialista é responsável pelo andamento do evento em si. É ela quem resolve questões relacionadas aos convidados, formalidades e protocolos, como a entrada dos noivos, o cortejo, onde os padrinhos devem ficar no altar, a distribuição de lembracinhas etc.

Além disso, a cerimonialista também é responsável por garantir o bem-estar dos noivos, certificando-se, por exemplo, de que eles conseguiram comer, beber água, de que a noiva precisa trocar de sapato para se sentir mais confortável, entre outras questões.

Resumidamente, a cerimonialista cuidará do evento, evitando que problemas possam chegar aos noivos e atrapalhar o grande dia.

Por que contratar uma cerimonialista?

Sem dúvida, o principal benefício em contratar uma boa cerimonialista é que os noivos poderão desfrutar da cerimônia sem preocupações.

Porém, para que isso realmente aconteça, além de contratar uma profissional confiável, é indispensável realizar uma reunião prévia. Desse modo, a cerimonialista saberá o que os noivos planejaram e de que maneira se organizar para que tudo ocorra da maneira esperada.

Assessoria ou cerimonialista: qual contratar?

Agora que você já conhece as diferenças entre assessoria e cerimonialista, certamente surgiu a dúvida sobre qual serviço contratar.

Profissionais de assessoria e cerimonialista atuam em diferentes fases. Sendo assim, o trabalho deles se complementam.

Porém, para quem deseja contratar apenas um desses profissionais é indicado, segundo especialistas, levar em consideração o tempo e o conhecimento dos noivos. Caso não disponham de muito tempo, não tenham experiência em organizar festas ou desconheçam o mercado é recomendável contar com os serviços de uma assessoria. A decisão vai depender da realidade do casal.

Está com o casamento marcado? Já escolheu o seu vestido de noiva e o vestido da sua mãe? Confira modelos para os mais diversos estilos na Arthur Caliman.

Leia também: Vestido para mãe da noiva: como deve ser?

Vai casar? Encontre o Assessor Perfeito para Seu Casamento! Baixe o e-book “50 Melhores Assessores de Casamento de São Paulo” e comece a planejar seu evento dos sonhos com os melhores profissionais.



Posts Similares