Cerimonialista de casamento: Quando é necessário contratar?
O dia do casamento é um dos momentos mais importantes e memoráveis na vida de um casal. No entanto, a organização desse evento pode ser uma tarefa muito desafiadora e estressante. É aí que entra o cerimonialista de casamento.
Está em dúvida se deve ou não contratar o profissional? Confira abaixo as principais funções do cerimonialista e tudo o que você precisa saber para tomar essa decisão.
O que faz um cerimonialista de casamento?
A organização de um casamento envolve diversas etapas desde a escolha do local até a definição do vestido de noiva e do traje do noivo. Para ajudá-los nesse momento, muitos casais optam por contratar profissionais especializados em tornar o tão sonhado grande dia em realidade.
Se você é nova (o) neste universo, talvez esteja se perguntando o que faz um cerimonialista. Apesar de ser muito confundido com o assessor, é importante esclarecer que o cerimonialista é contratado para organizar o dia do casamento em si. É de sua responsabilidade, por exemplo, verificar toda a estrutura do evento do começo ao fim.
O papel do cerimonialista em casamentos na igreja
No caso especificamente de casamentos na igreja, o cerimonialista é aquela pessoa que vai conferir todos os detalhes relacionados aos fornecedores. Entre as suas tarefas estão a revisão da decoração da igreja para conferir se tudo o que foi encomendado está de acordo e a coordenação das equipes de músicos, fotos e filmagens.
Além disso, ele deve também recepcionar os noivos e os padrinhos, controlar a entrada e indicar os lugares no altar.
Outra tarefa importante do cerimonialista é garantir que a noiva esteja impecável. Nessse sentido, o profissional deve preocupar-se com o vestido, o véu e o buquê. Garantir o bem-estar dos noivos também é algo que se espera do profissional. Afinal, provavelmente, o casal estará ansioso e precisará de uma ajudinha para controlar o nervosismo natural que envolve o casamento.
Porém, engana-se quem acha que o papel do cerimonialista se limita à entrada. Na verdade, a profissional precisa também coordenar o cortejo de saída dos noivos e convidados. Além disso, ela ajuda a noiva a entrar no carro para se dirigir à recepção e orienta as equipes na locomação da igreja para a festa.
Cerimonialistas para casamentos em outros locais
Quando falamos em cerimonialista para casamento existem dois equívocos muito comuns. O primeiro é confundir suas funções com a de uma assessoria de casamento (leia aqui: “Assessoria e cerimonialista: veja a diferença”) e o segundo é achar que esse profissional é necessário apenas em casamentos na igreja.
Na verdade, assim como no caso de cerimônias em igrejas, o cerimonialista também vai coordenar as equipes e zelar pelo bem-estar dos noivos em casamentos de diferentes estilos. Ele orienta os convidados que participam da cerimônia, como os pais dos noivos, a daminha e os padrinhos e madrinhas.
Quando contratar um cerimonialista de casamento?
Se você está se questionando se deve ou não investir na contratação do profissional, saiba que essa é uma dúvida frequente entre os noivos.
Por isso, é importante esclarecer que esse tipo de profissional é indispensável para casamentos grandes. Isso porque, geralmente, casamentos em locais espaçosos e com muitos convidados são complexos e envolvem diferentes atividades.
Além da questão do tamanho, antes de contratar um cerimonialista, considere o perfil dos noivos. Como já adiantamos, é normal e esperado que os noivos estejam um pouco mais nervosos e ansiosos no grande dia.
Porém, caso a ansiedade seja um fator que vá atrapalhar muito o andamento da cerimônia e faça com que você não consiga aproveitar o momento, invista em um serviço de cerimonialista. A profissional será responsável por aliviar o estresse, já que se encarregará de eventuais problemas que possam acontecer no casamento.
Sabe quando estamos em um casamento e estranhamos a demora para a entrada da noiva? Caso você tenha receio de que isso aconteça ou que, devido ao grande número de padrinhos e madrinhas, o cortejo fique um pouco confuso, é aconselhável não abrir mão de uma cerimonialista.
Já se convenceu de que deve contratar uma cerimonialista? Veja as nossas dicas para não errar:
Dicas para contratar uma cerimonialista de casamento
Faça uma pesquisa detalhada
Assim como no caso de qualquer serviço, para garantir que tudo ocorra como o esperado, é primordial realizar uma pesquisa prévia.
Você pode pedir recomendações de amigos, familiares ou de outros fornecedores confiáveis, como é o caso da assessoria. Não esqueça também de ler avaliações online e de visitar os sites e perfis nas redes sociais de cerimonialistas em potencial para ter uma ideia do estilo e da qualidade do trabalho.
Agende entrevistas
Após a seleção, entre em contato com os profissionais e agende entrevistas. Durante a entrevista, faça perguntas sobre os serviços oferecidos, o estilo de trabalho e os pacotes disponíveis. Essa é uma maneira de se certificar de que eles podem atender às suas necessidades e que estão dispostos a trabalhar dentro do seu orçamento.
Verifique a experiência e qualificações
Além da pesquisa prévia, o casal também deve certificar-se de que o cerimonialista tem experiência comprovada na organização de casamentos e eventos similares. Veja também se ele possui certificações profissionais relevantes, o que pode ser uma indicação de sua expertise e compromisso.
Certifique-se de que existe compatibilidade entre o cerimonialista e o casal
Outro ponto muito importante é em relação ao entrosamento do profissional com os noivos. Nesse sentido, é necessário que o casal se sinta confortável e tenha uma boa conexão com o cerimonialista do seu casamento. Tenha certeza também de que o profissional entenda às suas expectativas e visões para o casamento, além de estar disposto a trabalhar em conformidade com elas.
Tenha certeza de que o profissional é flexível e capaz de resolver problemas
Casamentos podem ser eventos complexos e imprevisíveis, e é importante que o cerimonialista tenha habilidades de resolução de problemas e seja flexível o suficiente para lidar com mudanças de última hora ou situações inesperadas.
Faça um cronograma e tenha plano de trabalho
Por fim, garanta que o cerimonialista tenha um cronograma detalhado e um plano de trabalho claro para o seu casamento, com prazos e tarefas definidas.
Gostou do conteúdo? Leia também: Dicas para quem vai se casar em 2023.