Conheça os diferentes biotipos do método XHOVA
Cada corpo feminino possui as suas próprias curvas, marcas e particularidades. Por isso, pode ser que algumas peças de roupa funcionem muito bem em algumas mulheres, mas, quando as vestimos, não gostamos do resultado. Essa questão tem nome: estamos falando dos diferentes biotipos!
Descobrir em qual biotipo o nosso corpo se enquadra é uma ótima forma de encontrar o nosso estilo. Então, esqueça a ideia de que determinado formato é melhor ou mais bonito do que os demais. Quando usamos as roupas com o caimento correto, conseguimos nos sentir belas e confiantes.
Um dos métodos para descrever os diferentes biotipos é conhecido pela sigla XHOVA. Cada uma dessas 5 letras representa um formato de corpo, e você pode usar as suas medidas para encontrar o seu.
Biotipo X
Para definir os biotipos é necessário avaliar a sua proporção entre ombros, cintura e quadril. Por exemplo, no caso do tipo X, temos os ombros e o quadril mais largos e com circunferências similares. Ao mesmo tempo, a cintura é visivelmente mais fina e demarcada.
Assim, esse formato de corpo também é conhecido como ampulheta – ou chamado popularmente de violão. Ele é o mais curvilíneo e costuma funcionar com a maior parte dos looks, sendo que o truque é deixar a cintura em evidência, evitando peças muito largas e desestruturadas.
Apesar de ter esse tipo de curvas ser o desejo de muitas mulheres, isso de forma alguma indica que esse ou outro tipo de corpo seja superior. Dessa forma, não existem corpos melhores do que os outros, e cada um pode ser valorizado com os modelos de roupas certos.
O que vestir para valorizar o biotipo X:
- Peças com cintura alta e marcada;
- Cintos;
- Saias lápis;
- Vestidos transpassados.
Biotipo H
Já o biotipo H, recebe esse nome graças à letra que o denomina, é um corpo mais “reto”, quase sem curvas visíveis. Ou seja, é uma silhueta cujos ombros, cintura e quadris têm a mesma circunferência, com a cintura não tendo uma marcação expressiva.
Esse biotipo, que também costuma receber o nome de retângulo, é, na verdade, o mais comum entre as mulheres brasileiras, representando 76% delas! De modo geral, ele é comum em pessoas altas e magras, com as pernas mais longas, mas também pode ser o formato de mulheres de diferentes estaturas.
Como é um biotipo mais retangular, uma boa dica de moda para as mulheres com esse formato de corpo é preferir peças que marquem a cintura e tragam volume para o quadril. Assim, é possível criar criar uma silhueta mais curvilínea.
O que vestir para valorizar o biotipo H
- Saias mais volumosas, como rodadas e evasê;
- Listras horizontais;
- Calça flare;
- Mangas bufantes.
Biotipo O
Já o biotipo O, ou oval, apresenta a diferença de ter a cintura mais larga do que os ombros e o quadril, que costumam estar alinhados. Dessa forma, cria-se um visual mais arredondado para o corpo.
Apesar de ser muito associado ao sobrepeso, ter esse biotipo não significa que a mulher seja “gorda”, apenas que ela costuma acumular mais gordura na região do abdômen. Inclusive, em alguns casos, não é necessário ter a cintura mais larga para ser tipo O: ela pode estar alinhada também aos ombros e quadris, mas possuir a região dos seios e/ou do bumbum menor.
Para valorizar esse corpo, o ideal é ressaltar a região do colo e dos braços, tornando a silhueta mais harmônica.
O que vestir para valorizar o biotipo O
- Decotes U e V;
- Blusas soltinhas;
- Vestidos acinturados abaixo dos seios;
- Calças retas.
Biotipo V
O próximo dos biotipos que vamos falar é o V, que apresenta um formato que se assemelha a um triângulo invertido. Desse modo, a parte mais definida e larga desse formato de corpo são os ombros, enquanto cintura e quadril são mais finos.
Além disso, esse corpo é normalmente associado a mulheres atletas, já que exercícios como a natação costumam desenvolver a região dos ombros. Contudo, é possível encontrá-lo também em pessoas que não praticam atividades físicas com tanta intensidade.
Uma vez que os ombros ficam naturalmente em destaque nesse biotipo, para tornar a imagem mais equilibrada, vale optar por peças que tragam destaque para os quadris.
O que vestir para valorizar o biotipo V
- Saias rodadas;
- Vestidos retos;
- Calças largas;
- Listras verticais.
Biotipo A
Por fim, o último dos cinco biotipos que vamos falar é o A, ou o triângulo. Como é de se esperar, ele é o oposto do tipo V. Dessa forma, o volume maior está na região dos quadris, coxas e bumbum, enquanto cintura e ombros são mais afinados, sendo os seios também menores.
Uma vez que as mulheres com esse tipo de corpo são mais curvilíneas nos membros inferiores, esse biotipo também recebe o nome popular de pera, ao se assemelhar com o formato da fruta.
Já que a região superior do corpo é visivelmente menor, para acertar no caimento dos seus looks, aposte em peças que tragam volume e destaque para os ombros e os seios.
O que vestir para valorizar o biotipo A
- Decote ombro a ombro;
- Blusas com babados;
- Calças fluidas;
- Gola alta.
Vestidos para Convidadas
A marca Arthur Caliman é referência em moda feminina, em especial, vestidos e acessórios para festas. Venha celebrar seus eventos com a gente!