Conheça os melhores meses para casar
Na hora de planejar o casamento, é muito comum os casais se perguntarem a respeito dos melhores meses para se casar no ano para evitar imprevistos. Isso é muito relativo, pois depende do que os noivos esperam para o grande dia.
Para quem deseja se casar de dia, o ideal são os meses com temperaturas mais amenas. Já quem sonha em fazer a cerimônia na praia, é preciso evitar os períodos com mais chances de chuva.
Confira a seguir algumas características importantes que devem ser consideradas a respeito de cada mês do ano para que você e seu amor possam fazer a melhor escolha de acordo com suas expectativas. Boa leitura!
Janeiro
Este pode ser um bom mês para casamentos ao ar livre, graças aos dias mais longos e ao espetacular pôr do sol característico dessa época do ano. Esses elementos contribuem para tornar o álbum de fotos e a filmagem ainda mais deslumbrantes.
Precisa de ajuda com seu casamento? Baixe gratuitamente o E-book – 50 Melhores Assessores de Casamento de São Paulo.
Por outro lado, é preciso considerar que as altas temperaturas podem ser um incômodo para o casal e seus convidados.
Além disso, janeiro é também um mês chuvoso. Todos esses aspectos fazem com que a procura seja baixa, o que é um ponto positivo para os casais que querem otimizar seu orçamento e estão em busca dos melhores valores, já que há margens atrativas para negociação.
Sendo assim, caso opte por casar em janeiro, lembre-se de contratar espaços com ambientes cobertos e climatizados. Essa é uma boa maneira de evitar ser pego de surpresa durante a cerimônia ou festa.
Além disso, é importante considerar que este mês coincide com a temporada de férias, o que pode resultar na ausência de alguns convidados. Também por esse motivo, um casamento realizado em janeiro pode implicar em um aumento no seu orçamento para a lua de mel.
Fevereiro
Assim como janeiro, fevereiro também não é um dos meses mais disputados para a realização de casamentos, o que aumenta as chances de encontrar preços mais atrativos.
É válido marcar o grande dia com uma ou duas semanas de antecedência do Carnaval para evitar a ausência de convidados, já que muita gente planeja para viajar para curtir a folia. Essa é também uma forma de aproveitar preços menores para a lua de mel.
As chuvas em fevereiro continuam intensas e, muitas vezes, imprevisíveis, e o calor também não dá trégua, o que pode dificultar a realização de cerimônias e festas ao ar livre. Sendo assim, caso queira oficializar a sua união em fevereiro, inclua a despesa com a cobertura no seu orçamento.
Uma maneira criativa de aproveitar essa época é presentear os convidados com guarda-chuvas na entrada da cerimônia. Eles podem ser personalizados com as iniciais do casal, dando um toque especial ao acessório, que servirá como lembrança do grande dia.
Outra possibilidade é procurar por locais que tenham opções de ambientes externos e internos, e dar preferência por lugares cobertos e climatizados, com o ar condicionado funcionando perfeitamente. Assim, os riscos de que o calor e a chuva sejam um incômodo aos convidados serão menores.
Março
Chegando no mês de março, já é possível observar um leve aumento na procura de fornecedores de casamento. Ainda é um mês de verão, com a vantagem de que as temperaturas já estão mais amenas.
Sendo assim, quem sonha em se casar ao ar livre pode ver no mês de março uma boa opção para realizar o seu casamento. A chuva, no entanto, ainda demanda atenção, por isso pode ser necessário se certificar de que o espaço contratado tenha um bom plano B caso o tempo acabe fechando.
Abril
Como abril é um mês com temperaturas mais baixas e clima mais seco, tem sido bastante procurado para realização de cerimônias ao ar livre. Em função dessa demanda, o valor do orçamento pode ser um pouco mais alto.
Dessa forma, vale a pena refletir a respeito das prioridades. Se o baixo risco de chuvas é mais importante para o casal do que o orçamento, pode valer a pena investir nesse mês.
Maio
O mês de maio foi por muitas décadas considerado o mês oficial das noivas, e, portanto, o mais concorrido para a realização de casamentos. No entanto, essa tradição já não é mais tão forte quanto era antes.
O clima mais ameno deste período torna o mês ideal para casamentos requintados e glamorosos. Além disso, a ausência de chuvas facilita a realização de cerimônias ao ar livre, seja em campos, próximo a montanhas ou em vinícolas. Isso proporciona um cenário encantador para os casais que desejam celebrar a união em meio à natureza.
Devido à proximidade com o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, é importante considerar que o preço das flores tende a aumentar significativamente. Portanto, é recomendado avaliar cuidadosamente o impacto disso no orçamento geral.
Junho
Como é um mês de pouca procura e concorrência, junho é considerado uma boa opção para quem procura fazer bons negócios. Como há uma mudança de temperatura nessa época, vale a pena pensar em vestidos e trajes mais quentes.
É comum ter chuvas frequentes neste mês, por isso talvez não seja uma boa ideia optar por um casamento ao ar livre. Vale a pena pensar em estratégias de acolhimento, como aquecedores e mantas para os convidados.
Julho
Chegando em julho, há dois aspectos principais a serem considerados que podem interferir na organização de casamentos: o tempo frio e o período de férias. Caso esses fatores não interfiram na decisão do casal, julho pode ser um excelente mês para as negociações.
Como é o auge do inverno, o cardápio da festa pode incluir massas, caldos, sopas e vinhos mais encorpados para aquecer os convidados. Em relação à decoração, aposte nas folhagens combinadas com o fogo das velas, aquecedores e lareiras.
Essa é uma forma de usar o frio a seu favor e garantir um clima de aconchego para os convidados de um casamento no inverno.
Agosto
Existe uma antiga lenda portuguesa que dizia que esse seria o mês “do desgosto”, pois se acreditava que muitas caravelas afundavam em alto-mar durante esse mês devido à ventania.
A história atravessou gerações e continentes, e até hoje muitos casais evitam marcar o casamento em agosto devido à superstição. O tempo frio também faz com que esse seja um mês pouco concorrido para a celebração de casamentos.
Quem tem um pouco mais de experiência com a organização desse tipo de evento, no entanto, garante que agosto é um dos meses ideais para casar, devido ao clima e à luz de fim de tarde, que ganha tons especiais.
Outro ponto positivo é a chance de proporcionar boas negociações, em função da baixa demanda.
Setembro
Encerrando a temporada de baixas temperaturas e trazendo a primavera e o colorido de suas flores, setembro é atualmente o mês mais procurado pelos noivos. Sendo assim, é altamente concorrido.
Isso significa que, se o casal planeja se casar em setembro, é preciso se apressar, já que esse é o primeiro mês a ser preenchido nas agendas dos fornecedores. Vale a pena preparar o bolso, já que o investimento para casar em setembro geralmente não sai barato.
Não há muitas restrições em relação ao tipo de cerimônia, já que é possível organizar no campo, na praia ou em grandes cidades, em locais cobertos ou ao ar livre. Como esse mês é marcado por temperaturas extremamente agradáveis, não há grandes impedimentos ou limitações.
Outubro
Outubro também é um dos meses preferidos para a celebração de casamentos, já que carrega consigo o auge da estação mais romântica do ano e a probabilidade de chuvas é baixa. Sendo assim, devido à alta demanda, os preços tendem a ser elevados.
Para quem sonha em se casar com a forte presença da natureza ao seu redor, pode valer a pena o investimento. Gracas à estação, existem muitas opções de decoração que podem agradar os noivos mais românticos e tradicionais.
Novembro
O mês de novembro também está entre os queridinhos dos noivos, já que proporciona cores e aromas diversificados, clima agradável e, consequentemente, cerimônias para lá de charmosas.
Com o verão se aproximando, as temperaturas de novembro já começam a subir. As chuvas voltam com tudo, o que pode ser uma limitação para quem deseja casar ao ar livre.
Os valores dos pacotes de viagens para lua de mel também começam a aumentar, devido à proximidade das férias e da alta temporada de fim de ano.
Como há dois feriados em novembro, isso pode dificultar a entrega de convites e a presença dos convidados. Por outro lado, aproveitar essas datas talvez ajude os familiares e amigos que moram longe a se organizar para viajar até o local da festa.
Dezembro
O mês de dezembro é um daqueles que os noivos devem pensar duas vezes se querem mesmo que seja o escolhido para realizar o seu casamento.
Além de disputar a agenda dos fornecedores com outros casais, quem casa em dezembro também disputa com empresas, formandos e famílias em busca de locais, buffets, fotógrafos, doceiros, etc.
Essa é uma época marcada pelas confraternizações e festas de fim de ano, portanto a agenda dos fornecedores acaba ficando muito concorrida. Quem decide se casar nessa época geralmente precisa fazer as reservas com mais de um ano de antecedência, além de fazer um investimento maior.
Além disso, vale a pena lembrar que esse é um mês com altas temperaturas, o que demanda escolher um salão fechado e com um bom ar condicionado, e buscar opções extras para se refrescar e garantir que ninguém passe mal. Opte por um cardápio mais leve e que seja resistente às altas temperaturas.
Também é importante considerar que o período de férias interfere na busca por pacotes de viagens para a lua de mel, e as festas de fim de ano tornam esse mês mais corrido e custoso para todos, não apenas para o casal como também para os convidados.
Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a definir o melhor mês para se casar sem precisar lidar com imprevistos. Boa sorte na sua escolha!
Seu Vestido de Noiva
Arthur Caliman é um entusiasta do poder e dos sonhos femininos e, pessoalmente, vai desenhar um modelo único para você, realizando seu sonho de forma mais bela!
Vestidos exclusivos e sob medida! Descubra a leveza, a segurança e a tradição dos vestidos de noiva Arthur Caliman, e transforme seus sonhos em realidade.