Destination wedding: o que é, vantagens e desvantagens
Destination wedding é um tipo de comemoração que se popularizou nos últimos anos.
Se você já viu esse termo por aí, mas não sabe muito o que significa, esclarecemos neste post. Confira também as suas vantagens e desvantagens.
Destination wedding
Como o próprio nome sugere, destination wedding nada mais é do que um tipo de casamento em que os noivos viajam para outra cidade ou até mesmo país para casar.
Geralmente, eles escolhem um local charmoso como uma pousada, hotel, vinícola, fazenda, resort ou praia.
E como você já deve imaginar, este tipo de comemoração é perfeito para quem quer inovar. Isso porque, diferentemente da festa tradicional com duração de algumas horas, o destination wedding pode durar de três a sete dias. Durante esse período, os noivos organizam, por exemplo, uma recepção de boas-vindas, um almoço, uma programação especial com os convidados, e realizam no último dia, a cerimônia em si.
Além da duração, outra diferença em relação às comemorações tradicionais é o cenário. Muitos casais optam por locais com paisagens de tirar o fôlego que, além de garantir fotos espetaculares, possam oferecer uma experiência marcante para os convidados.
Vantagens do destination wedding
Sem dúvida, conhecer um novo local, viver novas experiências, fugir do tradicional e vivenciar outra cultura são as principais vantagens do destination wedding.
Além disso, destacamos também como prós deste tipo de comemoração:
Proximidade do local da lua de mel
Por escolher um local paradisíaco para casar, é comum o casal realizar a lua de mel na própria cidade da cerimônia ou em alguma região próxima. Por isso, se você não quer gastar muito tempo com deslocamento, considere realizar um destination wedding.
A cerimônia é mais intimista
Para quem sonha com uma cerimônia de casamento intimista e não curte festas grandes, este tipo de casamento é perfeito. Além de contar com uma lista reduzida de convidados, você pode organizar uma programação com os seus amigos e familiares para que eles se sintam realmente incluídos na comemoração.
Não precisa se preocupar muito com a decoração
Casar em um local paradisíaco, certamente tem as suas vantagens. Entre elas está o fato de que você não precisará se preocupar muito com a decoração, já que, possivelmente, a natureza será o grande destaque.
Possibilidade de oferecer aos convidados uma experiência autêntica
Outro diferencial é a possibilidade de contar com produtos locais e sazonais e oferecer um cardápio incrível e uma experiência autêntica para os convidados. Para isso, conte com fornecedores locais.
Se você optou por casar no Sul, por exemplo, escolha bebidas de uma vinícola local.
Maior interação entre os convidados
Como já havíamos destacado, o destination wedding proporciona maior interação entre os convidados. Isso porque, geralmente, o casal organiza uma programação com elesque pode contar com um almoço ou jantar, luau, festa no barco, entre diversas outras possibilidades.
Em linhas gerais, é uma ótima oportunidade para viajar e curtir com pessoas próximas e importantes para o casal.
Desvantagens
Inegavelmente, toda escolha tem seus prós e contras. Desse modo, entre as desvantagens do destination wedding, destacamos:
Ausência de alguns convidados
Para que consigam estar presentes, os convidados precisam abrir um espaço na agenda e ter alguns dias de folga. E, obviamente, isso será um problema para algumas pessoas.
Logística
Se deslocar para outra cidade, estado ou até mesmo país pode não ser algo simples. Por isso, ao optar por esse tipo de festa, tenha em mente que alguns convidados podem não ter disponibilidade ou tempo e, provavelmente, não comparecerão ao seu casamento.
Pode sobrecarregar a noiva
Planejar um casamento já não é uma tarefa muito simples, imagine organizar uma viagem com uma programação diferenciada e com várias pessoas?
Por isso, para não sobrecarregar a noiva com os preparativos, é mais do que recomendado contar com um serviço de assessoria de casamento. Caso não seja possível, talvez seja necessário repensar o tipo de comemoração que você deseja realizar.
Dificuldade de encontrar fornecedores
Outra desvantagem é a dificuldade em encontrar fornecedores, principalmente se você escolheu casar em outro país. Além disso, devido à conversão da moeda, em alguns países, serviços como o de fotografia podem ser consideravelmente mais caros.
Sendo assim, para não ter dor de cabeça, contrate uma assessoria local.
Como planejar um destination wedding
Para quem já ponderou os pontos positivos e negativos e decidiu investir neste tipo de comemoração, veja como planejar:
Escolha uma data apropriada
Para evitar que pessoas queridas não compareçam ao seu casamento, é primordial escolher uma data apropriada e que possibilite que os convidados se desloquem. Nesse sentido, prefira feriados prolongados.
Contrate uma assessoria local
Aproveitar ao máximo o grande dia é o desejo de todos os casais. Por isso, invista na contratação de uma assessoria local. Certamente, a empresa conhecerá os melhores fornecedores para fazer da sua festa um momento inesquecível.
Envie os convites com antecedência
O envio dos convites é uma etapa essencial do planejamento de qualquer comemoração. Entretanto, no caso de um destination wedding é recomendado antes mesmo da entrega do convite oficial, enviar um convite do tipo save the date (reserve a data) . Dessa forma, amigos e familiares conseguirão se planejar melhor para comparecer.
Fique atenta à burocracia
Se você decidiu casar em outro país, não esqueça de verificar e resolver questões burocráticas, como atualização de passaporte, visto e vacinação.
Vai casar ou foi convidada para um destination wedding? Na Arthur Caliman, temos diversas opções de modelos de vestidos de noiva, vestidos de festa e para mãe dos noivos.
Curtiu as nossas dicas? Aproveite para ler também: Casamento no inverno: dicas essenciais.