Confira as principais diferenças entre as Madrinhas e damas de honra nos casamentos

Madrinhas e damas de honra: conheça as diferenças

É uma tradição indispensável para muitos casais que as mulheres mais importantes na vida da noiva ou do casal sejam contempladas com um papel de destaque na cerimônia de casamento, como madrinhas ou damas de honra. 

Assim, o cortejo de entrada do casamento conta com uma dessas figuras, ou ambas. Essas funções são concedidas por meio de um convite, e a existência de uma não exclui a outra.

Esse convite vem também com algumas responsabilidades, como ajudar com os preparativos e no momento da celebração. Tanto a madrinha quanto a dama de honra assumem o compromisso de apoiar e auxiliar os noivos durante tudo o que envolve o grande dia. 

Mas como diferenciar essas funções em uma cerimônia? E qual a história por trás delas? Continue a leitura para saber mais. 

Precisa de ajuda com seu casamento? Baixe gratuitamente o E-book – 50 Melhores Assessores de Casamento de São Paulo.

A história por trás de cada tradição

Como quase todos os detalhes na celebração do casamento, as funções de madrinha e dama de honra são carregadas de significado 

Conheça a história dos casamentos, e entenda melhor a funcionalidade dessas duas funções
Conheça a história dos casamentos, e entenda melhor a funcionalidade dessas duas funções

A tradição da dama de honra é especialmente comum nos Estados Unidos e na Europa, mas de uns tempos para cá tornou-se também muito comum nos casamentos brasileiros. 

É uma história que remonta à Idade Média, quando, nos rituais de casamento, as amigas da noiva entravam vestidas de forma semelhante à ela para confundir os espíritos maus e afastar qualquer energia negativa que pudesse atrapalhar a felicidade do casal.

É por isso também que elas normalmente entram desacompanhadas e segurando um buquê, que, tradicionalmente, deve ser menor que o da noiva. 

A noiva pode optar por convidar mais mulheres do que homens para participar da cerimônia, já que as damas de honra não precisam de um par, como as madrinhas. 

A história das madrinhas de casamento também é antiga. Houve um tempo em que duas pessoas poderiam se considerar casadas fazendo seus votos entre quatro paredes, sem que ninguém acompanhasse.

As coisas mudaram com o Concílio de Trento, que emitiu diversos decretos dogmáticos, entre eles o sacramento do matrimônio. A partir de então, a religião passou a exigir a presença de testemunhas para celebrar o casamento, sendo essa uma responsabilidade dos padrinhos e das madrinhas.

Naturalmente, essas funções ganharam novos significados na cerimônia do casamento, e hoje em dia são pessoas escolhidas a dedo pelos noivos. São, geralmente, pessoas a quem eles podem confiar segredos, desabafar e contar em qualquer momento. 

Entenda as diferenças entre madrinhas e damas de honra
Entenda as diferenças entre madrinhas e damas de honra

A presença da dama de honra em um casamento não afeta as madrinhas e daminhas de honra, e vice-versa. Não há regras. Por isso, se você quiser, pode escolher contar com todas elas no seu grande dia. Mas como diferenciá-las? Confira a seguir. 

Como diferenciar as damas de honra das madrinhas?

Os papéis da dama de honra e das madrinhas podem se confundir, mas cada um deles tem características bem específicas, que ajudam a diferenciá-los.

Para começar, as madrinhas entram acompanhadas pelos padrinhos no cortejo da cerimônia. Há quem acredite que são geralmente escolhidas mulheres que já possuem um envolvimento amoroso estável e são consideradas como exemplo de um bom relacionamento.

Assim, as madrinhas seriam figuras a quem recorrer para fins de aconselhamento, caso necessário. 

As damas de honra, por sua vez, entram desacompanhadas na cerimônia, e segurando um buquê, que pode ser igual ou muito parecido com o que será carregado pela noiva. O buquê serviria como parte do “disfarce” da tradição medieval para afastar os maus espíritos. 

Além disso, os vestidos usados pelas damas de honra geralmente possuem alguma semelhança entre si, remetendo também ao vestido da noiva.

A noiva é quem decide os trajes usados pelas damas de honra, e as variações envolvem dois aspectos: o modelo e a cor. Assim, as damas de honra terão alguma semelhança, seja na tonalidade do vestido ou no modelo escolhido.  

Particularidades das madrinhas e das damas de honra
Particularidades das madrinhas e das damas de honra

Agora que você já sabe como diferenciar cada um desses papéis, deve estar se perguntando qual a função da dama de honra e da madrinha na cerimônia de casamento e na vida dos noivos, certo? Continue a leitura para tirar a sua dúvida. 

Qual o papel de cada uma no casamento e na vida da noiva?

As diferenças entre as damas de honra e as madrinhas de casamento podem ser especialmente visíveis nos aspectos estéticos e de apresentação, mas há também algumas particularidades em relação à função que cada uma delas deve executar. 

As damas de honra, por exemplo, podem ficar encarregadas de levar as alianças até o altar e jogar pétalas ao longo do caminho, já que entram logo antes da noiva.

Como não há regras, os noivos podem pedir que elas carreguem outros itens, conforme os noivos preferirem (como o animal de estimação do casal, por exemplo, ou algo que simbolize seu amor). 

Aprenda a distinguir os papéis das madrinhas e das damas de honra em uma cerimônia
Aprenda a distinguir os papéis das madrinhas e das damas de honra em uma cerimônia

As madrinhas, por sua vez, têm uma função mais ligada à vida após o casamento. Sendo assim, assumem um papel relacionado ao aconselhamento do casal.

Como são pessoas de confiança, podem estar presentes em momentos delicados, quando há a necessidade de ajudar a superar desafios, por exemplo. 

Como as damas de honra geralmente têm uma ligação mais íntima com a noiva, pode ajudá-la de uma forma mais pessoal, dando todo o suporte emocional necessário. 

Mas também é possível notar algumas semelhanças em relação aos papéis que cada uma desempenha, seja no grande dia ou nos preparativos.

Ambas são figuras muito importantes e de confiança para os noivos. Portanto, podem ser designadas a ajudar no planejamento, na organização e na execução do casamento. 

Tudo sobre as madrinhas e as damas de honra
Tudo sobre as madrinhas e as damas de honra

Essa parte prática envolve algumas tarefas, como organizar o chá de panela e a despedida de solteira, por exemplo. São ocasiões à parte da cerimônia de casamento, mas que ajudam a espera para o grande dia ser ainda mais divertida, ao reunir as pessoas mais próximas do casal. 

Além disso, as damas de honra e as madrinhas de casamento também podem auxiliar a noiva com os convidados, produção e envio de convites, acompanhar durante a escolha do vestido, escolher e preparar lembrancinhas, ajudar a assessoria do casamento com os detalhes da cerimônia, entre outras tarefas que fazem toda a diferença no resultado final.

E então, conseguiu entender a diferença entre as damas de honra e as madrinhas de casamento? Conte pra gente nos comentários abaixo o que achou deste artigo e se ele foi útil para você. 



Posts Similares