qual a diferença entre aliança de noivado e casamento

Qual a diferença entre aliança de noivado e casamento?

As alianças são um dos símbolos mais importantes de um casamento, representando a união e o compromisso do casal. No entanto, muitas pessoas podem ficar confusas sobre a diferença entre a aliança de noivado e a aliança de casamento.

Embora ambas sejam usadas para simbolizar o amor e o compromisso, existem algumas diferenças importantes entre elas que podem influenciar a escolha de um casal.

Neste post, vamos explorar essas diferenças para ajudá-los a entender qual é a melhor opção.

aliança de casamento

Se vocês já ficaram curiosos em saber de onde vem essa tradição de usar aliança de casamento, saiba que muito provavelmente não estão sozinhos. Afinal, é algo tão comum na nossa cultura que é difícil não se questionar de onde surgiu esse ritual. Não é mesmo?

Por isso, mostramos abaixo um breve histórico sobre aliança de casamento.

Breve histórico sobre aliança de casamento

A história da aliança de casamento remonta à antiguidade. Acredita-se que os egípcios já usavam anéis de metal em seus dedos como símbolo de união e amor, assim como também, os romanos. Neste último caso, as alianças eram feitas de ferro.

A partir da Idade Média, as alianças de casamento passaram a ser feitas de metais preciosos, como ouro e prata, simbolizando a riqueza e o status social dos noivos. No século XV, as alianças passaram a ter inscrições internas, geralmente com as iniciais dos noivos e a data do casamento. Ainda hoje, muitos casais optam por gravar essas informações nas alianças.

aliança de casamento

Atualmente, o uso do acessório é uma tradição em praticamente todas as culturas do mundo ocidental, e continuam sendo usadas como um símbolo de amor e compromisso entre duas pessoas.

Com o passar dos anos, o mercado evoluiu, sendo possível encontrar diferentes opções de modelos, materiais e estilos. Apesar da diversificação, o significado da aliança permanece o mesmo: um elo que une duas pessoas em uma relação amorosa e duradoura.

Assim como a origem, a mão que se usa a aliança de casamento é outra curiosidade. Uma das teorias é a de que o costume de usar o acessório na mão esquerda tem relação com a crença greco-romana de que uma veia especial (vena amoris) liga o dedo anelar ao coração.

Tradicionalmente, antes da aliança de casamento, o casal usa um outro acessório, que para alguns tem a mesma importância. Estamos nos referindo ao anel de noivado.

Anel de noivado: de onde surgiu?

A história do anel de noivado é um pouco menos antiga que a de casamento. Segundo historiadores, provavelmente a tradição surgiu na Europa medieval, quando os homens davam um anel de diamante para suas noivas como símbolo de compromisso.

No entanto, a tradição se popularizou de fato no século XVIII, na Inglaterra, quando o príncipe Albert de Saxe-Coburgo-Gota deu um anel de diamante para a rainha Victoria como prova de amor e compromisso. E é claro que por se tratar da realeza, o anel era deslumbrante, influenciando o seu uso entre as classes mais altas da sociedade como símbolo de riqueza.

Outra possível explicação para o surgimento do anel de noivado vem de uma imposição do Papa Inocêncio III. Os cristãos passaram a adotar a tradição após a imposição do pontífice de um período obrigatório de espera entre o noivado e o casamento.

anel de noivado

Origem dos diamantes em anéis de noivado

Além da origem, existem também teorias para a adição dos diamantes às alianças. Assim como no caso da aliança de casamento, o responsável por iniciar a tradição também era uma pessoa notável.

Acredita-se que o arqueduque Maximillian da Áustria foi o primeiro homem a dar um anel de noivado para sua noiva, em 1477.

Porém, a popularização da pedra ocorreu muito tempo depois por influência da joalheria De Beers. A empresa criou uma campanha publicitária para popularizar os diamantes como a pedra preciosa ideal para um anel de noivado, promovendo a ideia de que o amor verdadeiro deveria ser expresso com a pedra.

Hoje em dia, a tradição do anel de noivado com diamante continua forte em muitas culturas, embora haja também uma tendência crescente de escolher outras pedras preciosas ou até mesmo anéis sem pedras como alianças de noivado. E por falar no assunto, você sabia que existem diferenças entre aliança e anel de noivado? Esclarecemos quais são elas.

Anel ou aliança de noivado: o que escolher?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a escolha entre anel e aliança de noivado vai depender, é claro, das preferências do casal.

No entanto, para ajudar quem está em dúvida se investe em um ou em outro, destacamos as principais diferenças.

Diferenças entre anel e aliança de noivado

O anel de noivado e a aliança de noivado são dois tipos diferentes de anéis que podem ser usados para simbolizar o compromisso entre um casal.

O anel de noivado é um anel usado pela noiva, dado pelo noivo como um símbolo do pedido de casamento e compromisso. Geralmente, ele é mais elaborado e conta com uma pedra preciosa central, como um diamante, que pode ser usado sozinho ou após o casamento, combinado com a aliança.

Já a aliança de noivado é um anel mais simples e usado por ambos os noivos. Normalmente, a aliança de noivado é usada no mesmo dedo que a aliança de casamento após o o grande dia.

Sendo assim, fica claro que as principais diferenças estão no propósito e na aparência entre os acessórios.

Agora que você já conhece as diferenças entre esses acessórios, especificamos abaixo qual a diferença entre aliança de noivado e casamento.

Afinal, qual a diferença entre aliança de noivado e casamento?

As alianças de noivado e de casamento são dois tipos de anéis com significados diferentes e características distintas. Aqui estão algumas das principais diferenças entre elas:

Propósito

A aliança de noivado é geralmente dada pelo noivo para a noiva como um símbolo de compromisso e intenção de se casar, enquanto a aliança de casamento é trocada no dia da cerimônia de casamento para simbolizar a união entre o casal.

Design

Outra diferença é em relação ao design. As alianças de noivado costumam ser mais elaboradas com designs mais intricados. Já o anel de casamento tende a ser mais simples e minimalista.

Valor

Sem dúvida, o valor é outra diferença importante entre esses dois acessórios. Isso porque devido ao material e ao design, a aliança de noivado costuma ser mais cara. No entanto, é importante lembrar que alguns casais optam por uma aliança de noivado mais simples e preferem investir mais no anel do grande dia.

Uso

Por fim, é possível destacar como diferença o uso. Frequentemente, a aliança de noivado é usada no dedo anelar da mão direita até o dia do casamento. Após a celebração, a noiva passa a usar a aliança de casamento no mesmo dedo anelar da mão esquerda.

Para quem está na fase de escolher as alianças de casamento, provavelmente gostaria de conhecer as tendências para 2023. Esse é o seu caso? Veja as principais que separamos.

Tendências 2023 para alianças de casamento

Alianças finas

Inegavelmente, as alianças finas chegaram com tudo e prometem conquistar os corações dos futuros noivos. Esse design é ideal para casais mais minimalistas e que preferem algo mais delicado.

Apesar das mudanças na espessura, o acabamento diamantado, ou seja, brilhoso, ainda tem o seu lugar reservado.

Alianças com recorte

Se vocês já tiveram curiosidade e fizeram uma rápida pesquisa em joalherias, devem ter notado que alianças com recorte estão em alta.

Além do recorte, é comum adicionar uma pedra solitária para dar um charme a mais ao acessório.

aliança personalizada

Alianças personalizadas

Por fim, uma tendência que tem tudo para seguir firme em 2023 é a aliança personalizada. Elas são ideais para casais que estão em busca de algo que reflita seu estilo e personalidade. Isso pode incluir designs únicos, gravações personalizadas e materiais diferenciados.

Gostou do post? Leia também: “Dicas para quem vai se casar em 2023”.

Vai casar? Aqui na Maison Arthur Caliman, você encontra vestidos de noiva, vestidos para mães dos noivos e para convidadas.



Posts Similares