Qual é o papel da madrinha de casamento
Ser convidada para ser madrinha de casamento é uma honra, mas também envolve algumas responsabilidades. É um papel muito importante tanto antes e durante quanto depois da cerimônia.
A madrinha é como uma fiel escudeira para os noivos, e deve estar preparada para atender aos pedidos de ajuda ou para organizar algumas questões pendentes quando necessário.
É um ombro amigo nas horas em que a noiva e o noivo estiverem aflitos, alguém para dar opiniões na hora de escolher os melhores trajes e auxiliar na realização de pequenas tarefas no dia do casamento.
Confira a seguir com mais detalhes qual é o papel da madrinha de casamento.
Estar à disposição
A função da madrinha é de ajudar e cuidar sempre que necessário no que diz respeito ao noivado e, principalmente, no casamento. Independente das expectativas dos noivos, a madrinha precisa estar disposta a ajudá-los nos preparativos e para fazer escolhas difíceis.
Em geral, essa figura oferece um suporte para que tudo saia perfeito e conforme o planejado, assegurando que o casamento seja exatamente como os noivos desejam.
Sendo assim, é importante estar presente nas provas do vestido ou do terno, nos testes de penteados e maquiagem, na hora de escolher a decoração e o buffet, e assim por diante.
Além de ajudar na parte prática da organização do casamento, a madrinha tem o papel de ser um suporte emocional.
Ajudar nos preparativos do casamento
Além de estar disponível e acompanhar os noivos na preparação da cerimônia e da festa, a madrinha também deve ajudar nos preparativos para o grande dia.
Isso pode incluir a realização de uma despedida de solteira e de um chá de cozinha, entre outros aspectos que podem ser muito importantes e divertidos de serem organizados durante a etapa de preparativos antes do casamento.
Além disso, os noivos podem precisar de ajuda com outras questões, como para preparar os convites, as lembrancinhas de casamento ou os arranjos de mesa, por exemplo.
Como essas demandas podem variar de casal para casal, é importante que tenha um diálogo objetivo entre os noivos e suas madrinhas, de modo que alinhem expectativas e deixem claro o que esperam das pessoas que vão ocupar esse cargo tão importante e significativo.
Organizar o chá de cozinha
O chá de cozinha quase sempre faz parte dos preparativos para o casamento, por isso merece um tópico só para ele. Essa é uma das ocasiões mais divertidas que antecedem o dia da cerimônia, ajudando os noivos a terem um momento de descontração em meio às preocupações que remetem ao grande dia.
Muitas noivas esperam por esse momento de diversão junto de suas amigas, mas como o foco principal é no dia do casamento, nem sempre sobra tempo para pensar nesses detalhes.
Cabe à madrinha conversar com a noiva para compreender o que ela espera do seu chá de cozinha, e quem são os convidados que não podem faltar.
Auxiliar no vestido
A escolha do vestido de noiva (ou do terno, no caso do noivo) é um dos momentos mais esperados entre os diversos preparativos que envolvem um casamento. A madrinha deve estar disponível para auxiliar na escolha do vestido, garantindo que o eleito ressalte os pontos fortes da noiva.
Além disso, se o vestido escolhido for muito sofisticado, também é importante que a madrinha aprenda a manuseá-lo de maneira rápida e prática, certificando-se de que consiga arrumá-lo quando preciso (quando a noiva subir ao altar, antes de entrar no salão de festas, na hora de tirar fotos, etc).
Resolver problemas e imprevistos
Madrinhas e padrinhos são figuras que podem ajudar a aliviar o peso de organizar um evento tão importante quanto uma festa de casamento.
Imersos na preparação do grande dia, os noivos nem sempre conseguem acompanhar e resolver todos os imprevistos que aparecem no meio do caminho, mas a madrinha pode ajudar com isso.
A preparação do casamento é um período repleto de emoções, por isso é tão importante poder contar com alguém de fora da situação, que consiga manter os pés no chão e ser realista para sanar os problemas da melhor forma.
Ninguém melhor para assumir essa função do que a madrinha, que também é quem deve estar por dentro de todos os detalhes da cerimônia e da festa.
Isso não significa que as madrinhas devam tomar decisões sozinhas ou com base no gosto ou opinião pessoal, mas por serem próximas aos noivos podem ter melhor compreensão de como eles gostariam que determinadas situações fossem resolvidas.
Cuidar dos noivos no grande dia
No dia do casamento, as emoções estão à flor da pele, e é normal que os noivos estejam imersos na correria de se preparar para subir ao altar e cumprir todos os protocolos durante a cerimônia e a festa.
Sendo assim, é função das madrinhas acompanhar o casal nessa jornada, e fazer com que tudo ocorra da melhor forma possível.
Elas podem estar presentes na hora de vestir o traje, cuidar da maquiagem, fazer fotos da preparação dos noivos, acalmá-los caso estejam muito nervosos, ajudar a retocar a maquiagem e a trocar o vestido, se for o caso.
E, claro, também é papel das madrinhas manter a energia da festa lá no alto, garantindo que essa celebração tão importante seja inesquecível.
Ajudar na recepção dos convidados
Parte das funções da madrinha pode ser ajudar a receber os convidados, como ao dar orientações e direções no momento da cerimônia, ajudar a encontrar em qual mesa da festa estão alocados, e assim por diante.
Essa é mais uma forma de garantir que o evento seja agradável para todos, fazendo com que os convidados se sintam bem e à vontade.
Não deixar a pista vazia
Se cabe às madrinhas garantir que o dia do casamento seja inesquecível, também faz parte da sua responsabilidade garantir que a pista de dança esteja sempre cheia e animada.
Os noivos podem precisar de ajuda para coordenar a trilha sonora, por exemplo. Se a festa estiver muito parada, que tal trocar o estilo musical? Na hora do almoço ou jantar, uma música ambiente pode ser a melhor escolha.
E na hora da primeira dança do casal, a madrinha também pode ajudar cuidando do buquê e arrumando o vestido.
E depois das comemorações?
Como já deu para notar, ser madrinha não envolve estar ao lado dos noivos só no altar, e depois da festa sua ajuda também pode ser muito bem vinda.
Após o casamento, os noivos podem precisar resolver algumas coisas, como devolver o vestido e as joias, se forem alugados e mandar cartão de agradecimento aos convidados. Ao contar com a ajuda das madrinhas para resolver esses detalhes, poderão curtir a lua de mel com mais tranquilidade.
E muito além desses preparativos práticos, espera-se que as madrinhas de casamento estejam sempre presentes na vida do casal, mesmo após a realização da cerimônia. Afinal de contas, é disso que essa função trata: companheirismo e amizade.