Saiba como lavar vestido de noiva
O vestido de noiva é uma peça que tem um espaço especial no coração de muitas mulheres. Afinal, ele é uma das principais recordações do grande dia.
Se você escolheu comprar o vestido ao invés de alugar, certamente está preocupada com a conservação da peça para preservar todos os detalhes escolhidos com tanto carinho.
Por isso, para ajudá-la a higienizar a peça sem danificá-la, reunimos os principais cuidados que se deve ter com a lavagem do seu vestido de noiva.
Afinal, dá para lavar o vestido em casa?
Primeiramente é importante destacar que, ao contrário do que muita gente possa achar, é possível sim lavar o vestido de noiva sem prejudicar o tecido e os detalhes.
No entanto, assim como no caso de outros trajes de casamento, o cuidado com a lavagem deve ser redobrado. Isso porque o vestido costuma ser confeccionado com tecido nobre. Além disso, não é incomum que a peça tenha vários adereços.
Antes de mostrarmos as dicas para lavar o vestido em casa, é importante lembrar que, no caso de tecidos naturais que são mais frágeis, deve-se dar preferência à lavagem a seco.
Já os tecidos sintéticos costumam ser mais resistentes. Desse modo, está liberado usar água.
Feito o esclarecimento, vamos aos truques de lavagem:
5. Idenfique o tecido
Como já havíamos adiantado, o primeiro passo para lavar o vestido sem danificá-lo é identificar o tipo de tecido. Para isso, verifique a etiqueta da peça e procure por informações sobre o tipo de tecido e a fibra que o compõe.
Além disso, para ter certeza de que não vai causar danos à peça, converse com o ateliê e com o estilista que produziu o vestido para se certificar sobre o melhor método de lavagem.
Faça isso antes mesmo do dia do seu casamento para se planejar com antecedência.
4. Coloque o vestido de molho
Após a etapa de identificação do tecido e de ter certeza que pode lavá-lo com água, coloque a peça de molho.
No entanto, é importante lembrar de fazer isso logo após o casamento. Sem dúvida, o seu vestido estará com manchas ou com aparência de encardido, já que, muito provavelmente, você se jogou na festa.
Para evitar que as manchas sequem, coloque o vestido de molho por cerca de 30 minutos. Neste passo, lembre-se de usar sabão neutro e de mergulhar totalmente a peça na solução de água e sabão.
Após o tempo de molho, enxague o vestido com cuidado e veja se as manchas saíram.
Se após esse processo a peça ainda estiver suja e manchada, volte o vestido para o molho. Porém, cuidado para não ultrapassar duas horas de molho.
3. Esfregue a peça delicadamente
Assim como no caso de outras peças frágeis, para lavar o seu vestido de noiva, seja delicada.
Se a etapa do molho não tenha sido eficaz, esfregue delicadamente a peça para não criar pequenos rasgos e comprometer a estrutura.
Na hora de esfregar o vestido, dedique maior atenção para regiões que costumam estar manchadas. Esse é o caso da região próxima às axilas, da barra, da área do pescoço e dos punhos.
2. Não use e misture produtos químicos
Para quem já pesquisou sobre como lavar vestido de noiva, certamente deve ter encontrado dicas mirabolantes com o uso de mistura de produtos químicos.
No entanto, por se tratar de um tecido nobre, é mais do que recomendado evitar usar álcool, água sanitária, alvejantes e outros tipos de produtos químicos pesados.
Caso você utilize esses produtos estará correndo um sério risco de causar manchas amareladas permanentes no seu vestido. Além, é claro, de danificá-lo de maneira irreversível.
1. Cuidado para secar a peça
Se você não abre mão da comodidade e está pensando em colocar o vestido na secadora ou na centrífuga, saiba que esses procedimentos não são recomendados.
Por realizar movimentos em alta velocidade, esses aparelhos podem danificar o tecido e até mesmo rasgá-lo.
Sendo assim, a melhor maneira de secar a peça é utilizando um cabide e colocando na sombra.
Para não esquecer: evite o contato do vestido com a luz solar e não use prendedores, já que essas atitudes podem causar danos à peça.
Dica extra: atenção na hora de guardar o vestido
De nada adianta todo esse cuidado com a limpeza, se o vestido for armazenado da maneira incorreta.
Mas antes mesmo de guardá-lo, lembre-se de não passar o vestido. Ao fazer isso, as tão indesejadas manchas amarelas podem surgir.
Para evitar que o tecido fique amassado, você terá apenas que pendurá-lo em um cabide. No entanto, não dobre a peça para não criar marcas. Nesta etapa, use TNT para cobrir a peça.
Outro ponto importante é utilizar cânfora ou bolinhas de naftalina para evitar o surgimento de traças e outros insetos que estragam tecidos.
Por fim, não esqueça de colocar o vestido para arejar pelo menos uma vez por ano. Além de verificar a qualidade do tecido, dessa forma, é possível evitar mau cheiro.
Gostou do conteúdo? Aproveite para ler também “Lua de mel: melhores destinos de acordo com a época do ano”.