Tecidos para vestido de noiva: conheça os principais
Existem diferentes tipos de tecidos para vestido de noiva. Cetim, renda, crepe, tule, tafetá…Enfim, as opções são variadas e atendem aos mais diversos estilos, desde noivas mais clássicas até as mais modernas.
Para ajudá-la a definir o tecido perfeito para o grande dia, reunimos abaixo dicas e características dos principais tecidos. Confira!
Por que o tecido é tão importante?
Sem dúvida, o tecido é um componente muito importante e que faz toda a diferença nos vestidos de noiva. Isso porque eles influenciam não só a questão da estética, mas também o conforto e o caimento. Por isso, vale a pena prestar atenção a esse detalhe.
Para quem decidiu, por exemplo, fazer uma celebração na praia no estilo “pé na areia” é essencial certificar-se de que o tecido é resistente.
Outra questão que requer atenção é em relação à estação do ano. Para sentir-se confortável e aproveitar ao máximo a festa, evite tecidos mais encorpados caso tenha decidido casar no verão. Nesse caso, prefira tecidos mais frescos, fluidos e que não limitem o movimento.
Além do conforto, caimento e estação do ano, é essencial também levar em consideração o seu estilo. Nesse sentido, se você não curte muito peças românticas, evite a renda.
Já se convenceu sobre a importância do tecido? Veja as características dos principais.
Principais tecidos para vestido de noiva
Renda
É inegável que a renda é um dos tecidos mais tradicionais quando o assunto é vestido de noiva. Por isso, ela é ideal para noivas mais clássicas e que gostam de modelos de vestido mais requintados.
Porém, na hora de escolher a renda, lembre-se de que existem diferentes tipos. É possível encontrar rendas de materiais como algodão, linho e poliéster. Se a ideia é ter um vestido com caimento mais leve, prefira a renda chantilly. Já a renda do tipo renascença é perfeita para estilos de vestido mais armados.
Além da diversidade de tipos, outra característica da renda é o fato de que esse é um tecido bem versátil. Ela pode ser aplicada em modelos mais justos como o sereia, assim como também, em modelos com saias mais volumosas, como é o caso do estilo princesa. Além disso, é possível encontrá-la em vestidos com os mais diversos comprimentos.
Tule
Ainda seguindo a linha de tecidos mais tradicionais e clássicos, temos o tule.
Entre as principais características do tule é possível destacar a delicadeza, elasticidade e resistência. Além disso, ele é ideal para quem deseja acrescentar detalhes ao vestido, como aplicações, bordados ou camadas.
Outra característica do tule que chama a atenção é o fato de que ele costuma ir muito bem com vestidos mais requintados.
Além disso, assim como a renda, o tule também é versátil sendo perfeito para cerimônias durante o dia ou à noite.
Vale lembrar também que existem diferentes tipos de tule, como o ilusion, fininho e ideal para receber aplicações; o francês, leve e muito utilizado para fazer camadas e criar o efeito nuvem; e o tule de seda, fluido e perfeito para proporcionar movimento ao vestido.
Cetim
Já o cetim é um tecido brilhoso, clássico e requintado. Além de ter um ótimo caimento, ele combina com modelos mais leves e discretos.
Geralmente, o cetim é feito de seda, poliéster ou até mesmo de uma mistura dos dois. Porém, muitos estilistas preferem o cetim composto exclusivamente por seda.
Quando aplicado no estilo sereia, o cetim valoriza a silhueta. Porém, é possível também encontrá-lo em modelos mais estruturados.
Além disso, esse tipo de tecido é perfeito tanto para vestidos mais minimalistas, quanto para opções mais sofisticadas com aplicações de pedrarias e bordados.
Chiffon
Outro tecido muito comum em vestidos de noiva é o chiffon. Com textura fina, o chiffon é leve e transparente.
Em relação à sua composição, é comum que o tecido leve seda ou mesmo fibras sintéticas.
Entre as principais vantagens do chiffon é possível destacar o seu caimento natural. Por isso, ele é aposta certa para vestidos de noiva para casamento ao ar livre no campo, por exemplo.
Tafetá
Para modelos com saias amplas ou com a parte de cima mais estruturada, o tafetá é a melhor opção de tecido.
As principais características desse tecido que chamam a atenção são a firmeza, o fato de que ele é mais encorpado e o seu acabamento fosco.
Musseline
O musseline é um tecido leve, quase transparente e com ótimo caimento. Por contar com essas características, o musseline é perfeito para ser aplicado em vestidos para casamento na praia ou no campo.
Crepe
Por fim, temos o tecido crepe. Assim como a renda e o tule, existem diferentes tipos de crepe, como o vogue e o dior. Além de contar com brilho elegante, o crepe possui caimento pesado e é ideal para ser aplicado em vestidos de noiva mais justos.
Gostou das nossas dicas? Leia também: Planejamento de casamento: conheça 5 apps.